Página Inicial / Estágio / 10 Dicas para ser um bom estagiário

10 Dicas para ser um bom estagiário

O estágio é a oportunidade do aluno do IFAL entrar no mercado de trabalho na área em que está se formando. Entretanto, para ser um bom estagiário não basta passar no processo seletivo.

Como profissional em formação, é importante conquistar seu espaço e fazer a diferença, seja na empresa dos sonhos ou na empresa em que você nunca imaginou trabalhar.

1. Entenda o perfil da empresa

Cada empresa tem um público-alvo, um regime interno que define sua postura. Algumas são mais formais e outras mais descoladas. Para ser um profissional de destaque, é importante mostrar que você entende os valores e o perfil da empresa da qual você faz parte. Isso significa pensar desde o estilo de vestimenta mais adequado para cada ambiente até o modo de falar, como o uso de gírias. Sacou? Entendeu?

2. Mantenha bons relacionamentos

Isso significa respeitar e cultivar uma boa relação com as pessoas da sua área e de toda a empresa. Você deve ter contato com pessoas de recursos humanos, tecnologia, limpeza gerência… Além de se mostrar educado, acessível e confiável, você amplia sua network (rede de relacionamentos e contatos), algo extremamente importante para desenvolver sua carreira.

3. Tenha iniciativa

Cumpra tudo o que você se propôs a fazer no termo de estágio. Além disso, pense em como você poderia contribuir com a empresa. Identificou algum problema e está ao seu alcance melhorar? Teve uma ideia? Fale com seu supervisor. Não espere alguém pedir pra você resolver algo que é sua atribuição, vá lá e faça! Dê sempre o seu melhor e esteja disponível. Um estagiário com iniciativa se destaca dos demais e é forte candidato a ser efetivado.

4. Não tenha medo de perguntar

Seja por vergonha ou por medo de mostrar que não entendeu determinado assunto, deixar de esclarecer as suas dúvidas é um erro e você pode se prejudicar. O fato de procurar ajuda e tentar entender o que lhe foi solicitado mostra que você é um profissional preocupado com a qualidade do seu trabalho e proativo em buscar o melhor. Você é um estagiário e ninguém espera que você saiba tudo. Aproveite as dúvidas para estudar e revisar seus conhecimentos, mas sempre confirme as informações com seu supervisor, afinal, a prática é diferente da teoria. 

5. Não pare de estudar!

Além de buscar o seu desenvolvimento pessoal e de suas relações profissionais, é essencial aprimorar seus conhecimentos técnicos. Com isso, quando as oportunidades de emprego surgirem, você estará pronto. Cadastre seu e-mail no Grupo de Egressos do IFAL e receba informações sobre os cursos de formação, capacitação e formação continuada do IFAL.

6. Respeite a hierarquia

Reconheça que você está em uma posição de aprendizado e crescimento. Como estagiário, esteja aberto para ouvir, aprender e respeite, até mesmo os colegas que estão na mesma posição que você. Ouça e reflita antes de falar. Mesmo quando você estiver correto, escolha o momento certo para dar sua opinião. Pense bem nas palavras que vai usar antes de falar.

7. Seja flexível

Mostrar que você está disposto a aprender e a se aventurar em outras áreas dentro da empresa é uma qualidade bem atrativa. Não limite sua carreira. Esteja sempre disposto a fazer coisas novas. Você pode se surpreender!

8. Faça uma autoavaliação

Ao final do estágio, converse com seu supervisor e peça para ele avaliar seu trabalho e sua postura. Com isso, você vai saber quais pontos precisa melhorar e quais já são positivos. Você também pode buscar a opinião de seus professores ou profissionais experientes que você conheça e confie. Ouça as críticas com maturidade. Melhore o que for necessário e mantenha o que está funcionando. Assim, você consegue evoluir profissionalmente e como pessoa.

9. Leve a sério!

O estágio é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho e você tem deveres a serem cumpridos. Os clientes e empregadores já podem te ver como um profissional da área, apesar de você estar iniciando.

Então, tenha uma postura profissional e seja responsável!

Seu comportamento reflete no nome da empresa que te deu estágio e no nome do IFAL, que te encaminhou para o estágio. Um mal estagiário perde a chance de ser contratado e ainda prejudica os futuros colegas a terem uma chance de estagiar naquela empresa.

10. Mantenha seus contatos atualizados

Um bom estagiário sempre é lembrado. Quando surgirem vagas para contratação, a empresa pode tentar falar com você. Por isso, evite trocar os números de telefone com frequência e olhe sempre seus e-mails.