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Submissão de Proposta Ações de Extensão - 2020

Fluxograma do Processo

Submissão de proposta

Esta funcionalidade permite ao usuário realizar a submissão de propostas de ações de extensão, respeitando os prazos dos editais em vigor.

A submissão ocorre com o preenchimento de 10 Passos (telas) no sistema. Em caso de dúvida, a qualquer tempo o proponente pode buscar ajuda do Coordenador de Extensão ou ligar para a Proex no ramal 1179.

Passo a passo:

Docente: Acessar o sistema SIGAA > Portal do Docente > menu superior Extensão > Ações de Extensão > Submeter Proposta

TAE: Acessar o sistema SIGAA > módulo Extensão > Gerenciar Minhas Ações > Ações de Extensão > Submeter Propostas

O sistema permite salvar as propostas, para continuar o preenchimento em outro momento. Ao final de cada tela, ao clicar em "Avançar" as informações são salvas.

- Para dar continuidade a uma proposta já iniciada, clique em 

- Para iniciar uma nova submissão, clique em Submeter Nova Proposta.

Selecione o Tipo de Ação: escolher entre Projeto ou Curso.

1ª Tela - Dados Gerais da Ação: Preencher os dados solicitados. Em caso de dúvida, passe o mouse sobre o ícone  que exemplos de preenchimento serão informados. Abaixo detalhamos alguns pontos que podem gerar dúvidas:

Título: Para o Edital de Projetos 2020, Iniciar o título com as palavras SERVIDOR ou ALUNO para identificar a modalidade da submissão. Exemplo de título: SERVIDOR - Jogos como estratégia de ensino de Literatura na educação infantil.

Período de realização: Informar a data de início das atividades e a data final, mesmo quando não ocorrer atividades todos os meses (meses intercalados).

Ação vinculada a programa estratégico de Extensão: Marcar sim para editais de programas como Artifal, Minha Comunidade etc.

Local de Realização: Preencher as informações e clicar em Adicionar Local de Realização. Podem ser adicionados mais de um local, de acordo com a especificidade da proposta.

Formas de Financiamento do Projeto: Marcar "pelo Campus" se as bolsas ou o material do projeto forem pagos pelo Campus. Marcar "pela Proex" se as bolsas ou o material do projeto forem pagos pela Proex. É possível marcar as duas opções, por exemplo, quando as bolsas forem pagas pela Proex e o material pelo Campus.

Edital de Extensão: Escolher o edital e informe o número de bolsas solicitadas.

Unidades Envolvidas na Execução: Unidade Proponente - seu campus. Executor Financeiro - seu campus. Co-Executoras Externas - deixar em branco. Unidades Co-Executoras - PRO-REITORIA DE EXTENSÃO/REIT (11.01.03).

Clicar em avançar para gravar as informações desta etapa e avançar para a próxima tela.

2 ª Tela - Dados Adicionais do Projeto: Nesta tela inserir os dados do projeto como: resumo, justificativa, Fundamentação Teórica, Metodologia, etc. Clicar nas abas para realizar o preenchimento e, ao final, clicar novamente em Avançar para salvar e ir para a próxima tela.

Resumo: Em caso de projeto de autoria de aluno, incluir no início do resumo o nome do aluno autor da proposta. Exemplo: Este é um projeto de autoria do ALUNO Fulano de tal.

Parcerias do Projeto: Caso informe alguma parceria para a proposta, incluir documento que comprove a parceria na 8ª Tela - Anexar Arquivos.

3ª Tela - Necessidade de espaço físico, equipamentos e materiais: Preencher as informações solicitadas para cada necessidade e clicar em adicionar. As propostas devem informar, no mínimo, a necessidade de espaço físico, para que o campus libere a utilização do espaço.

4ª Tela - Membros da equipe da ação: Nessa tela, o proponente já aparece automaticamente vinculado como Orientador da ação. Todos os demais membros precisam ser cadastrados (coorientador, apoio técnico, bolsistas, alunos voluntários, colaboradores, etc). Para incluir cada membro, primeiro, escolha nas abas servidor, docente ou aluno. Informe o nome completo (o sistema completará automaticamente os membros ligados ao IFAL), a função,  marcar sim na "remuneração" para o caso de aluno bolsista e clicar em "Adicionar Membro".

Participante Externo: Preencher os dados solicitados e clicar em Adicionar Membro. *Os alunos de pós-graduação só poderão participar das ações de extensão como colaboradores.

Excluir Membro: Para excluir um membro já cadastrado, clique em .

5ª Tela - Objetivos e Resultados esperados: Trata-se do cadastro do cronograma do projeto. Cada atividade e prazos devem estar atrelados a um objetivo a ser atingido. As atividades devem estar alinhadas aos planos de trabalho.

Objetivos Específicos do Projeto: Cadastrar um objetivo específico por vez.

Atividades Vinculadas ao Objetivo: Descrever a atividade necessária para alcançar o objetivo, a Carga horária total e o período que irá ocorrer (início e fim).

Membros da Atividade: Informar qual ou quais membros trabalharão na atividade e estimar a carga horária (total durante todos os meses do projeto) que o membro dedicará à atividade.

- Para adicionar mais de 1 membro por atividade, clique em Adicionar Membro. Após cadastrar o(s) membros(s), clique em Adicionar Atividade.

- Para cada Objetivo Específico pode-se adicionar uma ou mais atividades.

- Para cada atividade, pode-se adicionar um ou mais membros.

- Importante: cada membro do projeto deve participar de, ao menos, uma atividade.

5ª Tela - Equipe Executora - Lista de Objetivos e Resultados Esperados Cadastrados: Apresenta a visão geral do cronograma cadastrado. Conferir os dados. A Proex tomará como base essas informações no acompanhamento das ações e análise de relatórios. Você pode excluir algum objetivo usando o ícone . Clique em Avançar para salvar.

6ª Tela - Orçamento Detalhado:  Clicar em bolsas e, em discriminação, informar Bolsas de Extensão; escolher a quantidade (1 ou 2), escolher o valor da bolsa (1-R$400,00 ou 2 - R$200,00); informar a quantidade de meses e clicar em Adicionar Despesa. Adicionar também o material de consumo e demais contrapartidas que o Campus fornecerá. Você pode excluir alguma despesa usando o ícone . Clique em Avançar para salvar.

7ª Tela - Orçamento Consolidado: Nesta tela deve ser informado como devem ser divididas as despesas do projeto. Na coluna "Tipo de Custeio" selecione quem pagará a despesa. Neste edital 2020, a Proex pagará as Bolsas de Extensão, até R$1.600,00. Os demais valores de bolsa, materiais de consumo e outros devem ser ofertados como contrapartida pelos Campi. 

8ª Tela - Anexar arquivos: Na submissão, é importante anexar documentos que comprovem o aceite da comunidade alvo da ação e comprovantes de parcerias firmadas.

9ª Tela - Anexar fotos: O sistema também permite anexar fotos. Utilizar somente se for necessário e relevante para a proposta.

10ª Tela - Resumo da Ação: Apresenta um resumo das informações cadastradas. Permite ao proponente Gravar (rascunho) ou Submeter à aprovação. Após a submissão não será mais permitido realizar alterações.

Após a submissão, observar o cronograma do edital e verificar se não existe solicitação de adequação.

Veja aqui no próximo tutorial Como acompanhar a proposta e Como realizar a adequação.